Castelo de Pombal

Edificado no ano de 1161, por Gualdim Pais, Mestre da Ordem do Templo, integrou um conjunto de praças militares destinadas a defender Coimbra. Ampliado no reinado de D. Sancho I, voltou a ser objecto de cuidado régio no reinado de D. Manuel I, beneficiando de melhorias estruturais e de obras de reconstrução nas muralhas. Das quais se destaca a abertura da nova porta principal, aberta na muralha dirigida para poente e uma graciosa janela de linhas manuelinas. Estas profundas alterações deturparam as características de imponente baluarte militar, chegando a ser residência dos alcaides-mores de Pombal. Aquando da 3ª Invasão Francesa, em 1811, foi devastado pelas tropas francesas sendo novamente recuperado e reconstruído em 1940, onde foram encontradas algumas moedas da época romana.
Pretendendo devolver o castelo à cidade, o Município de Pombal, em 2004, apresentou o projecto de Valorização Paisagística do Castelo de Pombal e Área Envolvente. Com esta intervenção ganhou-se um espaço público qualificado, que inclui uma cafetaria, zonas de descanso e percursos, permitindo melhores condições de fruição e de interligação à área urbana.
No interior das muralhas do castelo encontra agora um posto de acolhimento que, além de informação turística, dispõe de um ponto de venda de produtos locais e de uma sala multimédia onde pode assistir aos filmes:
• A História de um Castelo – um filme em 3D que nos mostra a perspectiva histórica da formação do castelo, sempre associada à formação de Pombal.
• A Lenda do Mouro – Um filme animado que relata a lenda do mouro Al-Pal-Omar.
Pode também visitar a Torre de Menagem, um centro Museológico, que acolhe exposições temáticas e que oferece uma vista privilegiada sobre a cidade.