Pedro Pimpão destaca investimentos importantes na Freguesia de Pombal

Alargamento da rede POMBUS a toda a freguesia, requalificação da rede viária e corredor ribeirinho do Arunca foram salientados pelo autarca na última Assembleia Municipal.

Começando por saudar toda a comunidade educativa pelo empenho colocado na abertura de um ano lectivo tão atípico e exigente, o Presidente da Junta de Freguesia de Pombal, Pedro Pimpão, interveio na última sessão ordinária da Assembleia Municipal salientando a concretização de importantes compromissos eleitorais assumidos para este mandato, honrando e respeitando o pacto assumido com a população.

O foco especial incidiu sobre o alargamento da rede de transportes urbanos POMBUS a toda a freguesia, num aumento para sete linhas de circulação e mais de 220 paragens pelas várias aldeias da freguesia.

Para Pedro Pimpão, o que está ser feito ao nível do POMBUS é “verdadeiramente transformador para o nosso futuro colectivo”, assumindo como um dos projectos mais importantes e estruturais, sendo um incentivo à mobilidade, à ligação entre aldeias e à promoção da coesão territorial e social da nossa freguesia que tem uma dimensão enorme.
Um dos objectivos será criar novas sinergias ao nível da interconectividade com outros meios de transporte, defendendo que se deve alargar o POMBUS a todas as freguesias do concelho de Pombal.

Na sua intervenção, o autarca agradeceu o empenho e colaboração da Câmara Municipal de Pombal, realçando o investimento superior a 1 milhão e 500 mil euros só nos últimos dois anos em localidades como Ranha de Baixo qua há muito tempo ansiava pela requalificação, na zona da Cavadinha, Malhos, Crespos, Afonsos, Cumieira, Vicentes, a que se somam os investimentos previstos para a zona de Flandes, Águas Férreas (estrada do peregrinos) e no Casalinho, Barrocas, entre outras localidades, o que melhora em muito a mobilidade e as acessibilidades de todas as aldeias da freguesia de Pombal.

O prolongamento do corredor ribeirinho junto ao Rio Arunca desde o Açude até à Valdeira foi outro projecto salientado pelo autarca que considera que vai ter um impacto muito positivo no bem-estar e qualidade de vida dos pombalenses, num investimento superior a 700 mil euros. Pedro Pimpão manifestou a sua expectativa que este projecto possa contribuir para a tão importante valorização do Rio Arunca que deve continuar a merecer uma atenção muito especial por parte das autoridades competentes, nomeadamente, no reforço da vigilância das descargas e da preservação da biodiversidade existente.

O autarca ainda fez um alerta para a necessidade de se continuar a insistir junto da IP para se avançar, com prioridade, para a requalificação do troço do IC2 entre as Meirinhas e a Redinha, reiterando o apelo para que se promova, com carácter de urgência, a construção da passagem desnivelada para peões junto à Rua do Seixo para garantir a segurança dos moradores desta zona da cidade.

 

Pombal, 1 de outubro de 2020