Freguesia de Pombal e APEPI/ Projeto BASTA assinalaram o Dia Internacional da Mulher com webinar

A APEPI/Projeto BASTA e a Junta de Freguesia de Pombal sinalizaram o Dia Internacional da Mulher com um Webinar sobre o papel da mulher na actualidade, que se realizou no passado dia 8 de março.

Esta iniciativa foi transmitida em direto nas páginas de Facebook da Freguesia de Pombal e do Projeto BASTA, assim como, está disponível no canal de Youtube da Junta de Freguesia de Pombal.

Para reflectir sobre esta temática, esta iniciativa contou com a participação de Alexandra Alves – Coordenadora do Projeto BASTA; Ana Cabral – Vereadora do Município de Pombal; Maria Teresa Pereira da Silva – Presidente da Direção da APEPI e Pedro Pimpão – Presidente da Junta de Freguesia de Pombal.

Teresa Silva, Presidente da APEPI fez uma breve resenha história da evolução da comemoração do Dia Internacional da Mulher e fez referência ao extraordinário trabalho desenvolvido pelas diversas valências da APEPI na protecção e valorização das mulheres no seio da nossa comunidade.

Alexandra Alves abordou as diversas iniciativas que têm sido realizadas no âmbito dos Projectos Já e Basta, com um foco muito especial nas sessões de sensibilização promovidas em contexto escolar, destacando a importância do envolvimento dos mais novos no seio da promoção de uma verdadeira igualdade de género.

A Vereadora Ana Cabral salientou a importância de assinalarmos esta data com este tipo de iniciativas que contribuem para sensibilizar a população para a importância de atingirmos a igualdade de género, referindo que já foi aprovada uma candidatura para se instituir em Pombal um Plano Municipal para a Igualdade de Género.

O Presidente da Junta de Freguesia de Pombal, Pedro Pimpão, destacou que os estudos apontam para o facto das mulheres serem a que mais têm sido afectadas pela pandemia que estamos a atravessar, daí que esta seja uma temática muito pertinente e que consta do Plano de Ação da Comissão Social da Freguesia de Pombal, o que justifica a realização de sessões como esta, que nos possibilitem a reflexão e, principalmente, a consciencialização do nosso papel enquanto cidadãos/ãs na promoção de uma cultura de igualdade de género.

 

Pombal, 10 de março de 2021