Junta distribui sebentas de atividades pelos idosos

A Junta de Freguesia de Pombal aderiu ao Mês da Alfabetização e das Literacias, promovido pela APEFA – Associação Portuguesa de Educação e Formação de Adultos – Apendências, com o Alto Patrocínio de Sua Excelência o Presidente da República.

A autarquia aderiu a este projeto promovendo um conjunto diversificado de atividades, com o intuito de sensibilizar a comunidade para a importância da alfabetização e das literacias.

Segundo a Associação Portuguesa de Educação e Formação de Adultos, Portugal “apresenta um défice estrutural significativo de qualificação e um persistente quadro de uma população adulta com muito baixas literacias básicas, de leitura, escrita, numeracia e digital, e que o contexto pandémico veio, de forma clara, requerer ação e consciencializar. Cerca de meio milhão de portugueses não sabem ler nem escrever e mais de 2,5 milhões tem apenas o 1º ciclo de escolaridade. O papel das autarquias, na capacitação das pessoas e dos seus territórios, pela proximidade e referência junto das populações, constitui a essência para o sucesso de qualquer processo educativo de intervenção e desenvolvimento social, com verdadeiro impacto e envolvência da comunidade”.

Deste modo, em estreita colaboração com diversas entidades parceiras da Comissão Social da Freguesia de Pombal, no decorrer do mês de setembro, nas redes sociais da Freguesia de Pombal serão publicadas reflexões e registos fotográficos/videográficos sobre a temática mencionada.

Paralelamente, foram desenvolvidas dezenas de sebentas de atividades, direcionadas a pessoas idosas com literacia a também para pessoas idosas sem literacia, ou que revelem mais dificuldades, que estão a ser distribuídas pelos idosos inscritos no Projeto “Aldeias 65+” e no Projeto “Idosos Entre Nós”, perfazendo um total de aproximadamente 160 beneficiários.

Esta é uma iniciativa de cobertura nacional, mas de contexto e impactos locais por apelar à responsabilidade individual e coletiva face à importância das literacias para a construção de sociedades mais justas e igualitárias, assim como, para promover uma maior coesão social.

Esta é também uma forma de quebrar o isolamento e a solidão dos idosos, que tem sido um dos objetivos principais a prosseguir pela Comissão Social da Freguesia de Pombal.

 

Pombal, 15 de setembro de 2020

O Presidente da Junta de Freguesia de Pombal,

Pedro Alexandre A. F. Pimpão dos Santos