Projeto sobre alimentação escolar vence V Assembleia das Crianças

A V edição da “Assembleia de Crianças”, desenvolvida no programa de Atividades de Enriquecimento Curricular (AEC), no âmbito da disciplina de Cidadania, e que foi promovida pela Freguesia de Pombal, no passado dia 26 de maio.

O direito das crianças à participação em todas as matérias que lhes dizem respeito está consignado no artigo 12º da Convenção sobre os Direitos da Criança. A Assembleia de Crianças da Freguesia de Pombal pretende dar voz às experiências, preocupações, necessidades e expectativas das crianças para a construção de uma freguesia mais amiga das crianças.

Esta iniciativa procura promover o acesso das crianças da nossa freguesia a novas oportunidades de aprendizagem de participação política; desenvolver competências comunicacionais, de relacionamento interpessoal e de reflexão crítica; proporcionar o diálogo entre as crianças e decisores políticos; capacitar as crianças para participarem no governo da cidade e assim promover participações futuras ao longo da sua vida.

As crianças das escolas do primeiro ciclo da Freguesia de Pombal apresentaram e defenderam os seus projetos, com ênfase em áreas como a segurança e educação rodoviária, espaços verdes, ambiente e alimentação escolar, numa sessão que decorreu no Salão Nobre dos Paços do Município, e que foi conduzida pela mesa da Assembleia de Freguesia.

projeto vencedor desta quinta edição, foi apresentado pelo grupo de alunos da EB1 do Travasso, com o mote “Melhorar a alimentação nas escolas”. Os alunos vencedores desta V edição da “Assembleia de Crianças” terão oportunidade de visitar a Assembleia da República.

Pombal, 30 de maio de 2023

» Apresentação do projeto vencedor

» Vídeo da Assembleia das Crianças